Moradia por Autogestão

Habitação Linda, Escalável e Perpetuamente Acessível Para o Povo Brasileiro

Bem-vindo à autogestão e habitação no Brasil! Este mapa interativo demonstra que a produção de moradia autogerida é viável em larga escala e é uma alternativa excelente aos modelos de produção de habitação liderados pelo mercado. Os projetos destacados neste mapa demonstram a metodologia da autogestão, onde o poder de decisão está com os moradores através de processos de tomada de decisão democrática, ajuda mútua e solidariedade.

A habitação por autogestão é possível devido à força e perseverança dos movimentos sociais e seus membros dedicados. Durante anos, eles vêm lutando na ausência de um quadro jurídico específico, como atores inovadores na produção e gestão de habitação acessível em todo o Brasil. Nos últimos 40 anos, mais de 100.000 unidades habitacionais autogestionárias foram produzidas em todo o Brasil, incluindo 21.000 sob o programa de Crédito Solidário. Apesar das contínuas interrupções no financiamento das administrações políticas estaduais e federais, os movimentos sociais têm conseguido continuar a construir moradias por autogestão em benefício dos brasileiros de baixa renda. Mas com uma lei federal que permite um mecanismo de financiamento permanente para a autogestão, a capacidade de ampliar a produção deste modelo habitacional aumentará significativamente, permitindo que inúmeras pessoas encontrem fora do mercado especulativo moradia sustentável, estável e bonita. Saiba mais sobre a Lei da Autogestão Já.

Esses projetos habitacionais fazem mais do que melhorar a vida de seus moradores: eles revitalizam bairros, empoderam as mulheres e suas famílias e nos mostram que um mundo melhor é possível. Saiba mais sobre esses projetos habitacionais inspiradores e obtenha visualizações detalhadas em uma seleção de projetos da lista abaixo.

Projetos em Destaque

Legenda

Mapa da Habitação de Autogestão da UMM

[mapsvg id=”1974″]

Clique num dos Estados no Mapa para Saber Mais

 

Clique na implantação para ver detalhes sobre o projeto