Alexios Jafet

O Alexios Jafet está em construção e deve ser concluído em junho de 2020. O empreendimento fornecerá impressionantes 1.104 unidades e representará o maior conjunto habitacional autogerenciado da América do Sul. Localizado no bairro do Jaraguá, em São Paulo, o Alexios Jafet oferece vistas deslumbrantes, 15 torres e muito espaço comum para os moradores desfrutarem.

O Processo

Método de projeto com a coordenação: As primeiras discussões foram com as coordenações das três associações por meio da uma “reunião executiva”. A partir das decisões coletivas, realizou-se diversas reuniões separadamente com CAO, CRE e coordenação de cada associação. Como material de apoio a AT utilizou plantas, apresentações e maquetes. A discussão resultou em proposta de projetos diferentes para cada associação.

Método de projeto com as famílias: A partir das sugestões das coordenações, considerando possibilidades e limitações do projeto, as propostas foram apresentadas assembleia. Foram necessários diversos encontros para que novas considerações pudessem ser discutidas e incorporadas à proposta final. Utilizou-se apresentações, maquete e imagens 3D.

Mutirão: Cada família participa com dois dias por mês. As tarefas não envolvem especialização e são pensadas junto à AT e à comissão de coordenadores de obra. Elas contribuem para a gestão de trabalhos relacionados ao dia a dia do canteiro, por exemplo: gestão de resíduos, segurança do trabalho e meio ambiente.

Questões trazidas pelas famílias: Mais vagas de estacionamento; local da varanda; um quarto a mais; área de comércio; área de recreação infantil.

Site Plan

Unit Plans

[Eu] gostaria de que, que a luta passasse para ele [meu filho], passasse para outras famílias também, para os filhos dos filhos, então, um dos maiores desafios, na verdade, é você manter esse esse amor pela, pelo movimento, né! As pessoas, desafios sempre tiveram e sempre terão, né! Então, a questão é manter, fazer com que a coisa se continue criando um, vou poder dizer, despertando o amor pela causa das pessoas.

Clique no logotipo para contato