Mutirões Dorothy Stang, Jerônimo Alves e Martin Luther King

O Processo

Método de projeto com a coordenação: A discussão de projeto com a coordenação se concentrou na etapa de estudo de viabilidade para a compra do terreno.


Método de projeto com as famílias: Foi realizada atividade baseada na leitura coletiva do espaço urbano onde o terreno está inserido, desde a escala do bairro até a região de São Matheus, com análise das linhas de ônibus, equipamentos públicos, rios, avenidas, etc. Uma atividade posterior se baseou no terreno em si, declividade, formas de aproveitamento e implantação, etc. Também foi realizada atividade baseada em referências diversas de projetos habitacionais no Brasil e no mundo. As tipologias habitacionais foram discutidas em atividades específicas, com a utilização de móveis impressos em escala 1:10 sobre base de imã para melhor manuseio.


Questões trazidas pelas famílias: A planta dos apartamentos é o principal objeto de discussão. Também a reunião da varanda com a área de serviço, e unificação da sala e da cozinha em espaço contíguo. Sobre os espaços coletivos, um ponto muito debatido foi a quantidade de vagas de automóveis e os espaços comunitários. Em determinado momento foi planejado espaço para uma Unidade Básica de Saúde, que não se efetivou.

Site Plan

[h5p id="9"]

Unit Plans

"It’s all women, all the work and coordination."

Para Contato a Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1
Email | Facebook |
Website